Encontro Nacional de Professores
21-07-2022
Após dois anos de interregno forçado (devido às restrições do Covid) retomou-se o habitual encontro de professores dos quatro Colégios Fomento no final de cada ano letivo.
Em Fátima, os professores do Horizonte, Mira Rio, Cedros e Planalto, beneficiam de um dia privilegiado de formação, troca de experiências e, naturalmente, convívio!
Da parte da manhã, após as palavras de abertura dos trabalhos, pela Arq. Inês Vilhena da Cunha, realizaram-se três conferências subordinadas aos temas da “Educação da Vontade”, “Educação Personalizada: a de sempre?” e “A Atitude Educativa”, proferidas respetivamente pela Dra. Marta Mendonça, Professora Universitária convidada, pelo Prof. Pedro Rodrigues, do Colégio Planalto, e pelo Eng. João Martins da Cunha, da Administração dos Colégios Fomento.
As três sessões proporcionaram uma riquíssima fonte de reflexão e definição de objetivos de aperfeiçoamento para todos os assistentes.
Seguiu-se o almoço, ao qual foi destinado bastante tempo a fim de proporcionar o convívio entre os professores dos quatro colégios, onde também não podia deixar de ser tema de conversa aquilo que ouviram nessa manhã.
Depois do almoço, seguiu-se o módulo intitulado “Boas Práticas dos Colégios”, onde cada colégio apresentou uma iniciativa concreta, partilhando a ideia e os seus resultados com os demais professores.
Pelo Colégio Horizonte foi apresentado um projeto interdisciplinar de Geografia e Físico-Químicas, com o sugestivo nome H2Orizonte, pelas professoras Filipa Azevedo e Joana Gonçalves. Seguiu-se o Mira Rio, com o projeto “Travessia pelo Conhecimento” apresentado pela Profª Maria de La Fuente e depois os colégios masculinos, com o Prof. António Damásio do Colégio Cedros a falar sobre o programa Smart Choises e por fim, os professores João Reis e Ricardo Formigo apresentaram o programa de incentivo à leitura do Colégio Planalto.
Encerrou-se a longa jornada com as palavras de encerramento do Presidente do Conselho de Administração da Fomento, Dr. Diogo Alves Mateus, de congratulação pelo trabalho que os colégios têm vindo a realizar e de motivação com a apresentação de objetivos de fundo para o próximo ano letivo.
Foi, sem dúvida, um estimulante retomar desta boa prática dos Colégios Fomento.