Formação de professores no “Método de Singapura” no ensino da Matemática
13-11-2020
O Colégio Planalto adotou o Método de Singapura para o ensino da Matemática no 1º Ciclo. Neste método, destacam-se três teorias edificadoras:
1) A abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato (CPA), que remonta aos trabalhos do psicólogo americano Jerome Bruner, que consiste num cuidado faseamento na passagem de casos concretos ao pensamento abstrato;
2) Os estudos sobre o princípio de variabilidade desenvolvidos pelo educador matemático húngaro Zoltán Dienes, que apontam para a necessidade da utilização de diversos exemplos e contextos na aprendizagem de um conceito, assim como múltiplas representações;
3) As ideias defendidas pelo psicólogo inglês Richard Skemp, que sublinham a importância de se estabelecer conexões e de se compreender as relações matemáticas e a sua estrutura, de forma a alcançar um conhecimento profundo e duradouro das matérias.
Tudo isto acontece de forma integrada e é dada grande importância à estrutura (ordem), à oralidade e às concretizações/esquematizações. Toda a estratégia consiste em permitir que as crianças apreendam bases matemáticas fundamentais, tanto ao nível procedimental, como - e em simultâneo - ao nível conceptual.
Para o desenvolver o método no Planalto, os nossos professores têm tido formação específica, sendo que, a partir de amanhã, começa mais uma formação, em cinco sessões de três horas (dias 14, 21, e 28 de novembro, e 5 e 12 de dezembro), a ser dada pelo Doutor Carlos Pereira dos Santos.
Neste curso, analisar-se-á a recém-lançada série de livros portugueses "Viva a Matemática", comparando-a com as três séries estrangeiras e com outros exemplos portugueses.