O impacto da tecnologia no cérebro e na educação
23-10-2024
No dia 3 de outubro o Colégio Planalto recebeu a 1ª edição deste ano letivo do Cheese and Wine Talks, com a participação de mais de uma centena de pais na plateia.
O impacto da tecnologia no cérebro e na educação foi o tema desta conferência que contou com Mariana Reis e Matilde Sobral, fundadoras da Mirabilis.
Este ano, a Fomento, está a implementar nos seus quatros colégios, em parceria com a Mirabilis, um programa desenhado para os níveis de escolaridade do 3º ao 6º ano, com o fim de sensibilizar os nossos alunos para os perigos de um convívio excessivo com os ecrãs. A iniciativa “Crescer Curioso” está orientada para promover propostas positivas, tais como a relação com os outros, o contacto com a natureza, as atividades lúdicas, etc.
Além das diversas apresentações sequenciais aos alunos, segundo um calendário já determinado, haverá sessões direcionadas aos respetivos professores e também de sensibilização junto dos pais.
Este programa, junto dos pais, iniciou-se há dias, no Cheese and Wine Talk, tendo sido apresentados estudos, conselhos e desafios que deixam os pais alerta para a relação que os filhos devem ter com a tecnologia.
Com o mote “desligados do smartphone e ligados aos outros”, as oradoras ajudam a perceber o quão importante é não se dar a um filho, um smartphone, ou acesso fácil à tecnologia, afirmando ser uma oportunidade para crescerem com curiosidade; um caminho para desenvolver ferramentas sociais e amizades reais, bem como potenciar o desenvolvimento do cérebro.
Foi também abordado o tema dos jogos de computador, apresentado nomes dos jogos mais populares, e com a consciência que grande parte dos nossos filhos joga. Neste aspeto, a Mirabilis deixa várias advertências, nomeadamente a violência e agressividade que neles existem; a pressão que cada jovem tem no próprio jogo para com os demais jogadores, bem com a falta de controlo que existe nos chats desses jogos: “qualquer pessoa se pode fazer passar por jovem bem-intencionado e conversar com os nossos filhos, combinar encontros… sem que possamos saber”.
Todos podemos pensar: e qual é a alternativa? O que posso fazer? “É preciso apostar no desporto, em atividades ao ar livre e nas relações de amizade “ao vivo”, com pares e com a família”. A natureza e a atividade física são potenciadoras de desenvolvimento de competências sociais, pois é apenas “na vida real” que as ganhamos.
Acrescentamos a importância de passar tempo com os nossos filhos, de os conhecer e de poder fazer crescer a relação em família para perceber e entender o que procuram e sentem. Só assim podemos responder às suas necessidades.
Como resposta a uma questão colocada sobre o que devo dar ao meu filho sem ser um smartphone, as oradoras respondem que “em caso de necessidade existem sempre telemóveis de teclas que servem para a sua função simples”, sem risco de vícios ou perigos.
Depois da conferência muitas foram as famílias que continuaram a conversar sobre este tema, tão importante para a vida de todos.
As iniciativas Cheese and Wine Talks formam parte do Programa Pais Protagonistas do Gabinete de Apoio à Família dos Colégios Fomento.
A próxima edição será no dia 21 de março e recomendamos que coloquem na vossa agenda.
**Adiantamos também que dia 08 de novembro teremos o projeto “Mesa para Dois” no Colégio Mira Rio. Contamos com a vossa presença pelas 20h00, com a inscrição aqui.